top of page

Caos.

  • Foto do escritor: laurawerneckmoura
    laurawerneckmoura
  • 4 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de abr. de 2020


Geralmente temos pressa. Pressa de fazer do caos um aliado.É nosso intento retornarmos mais forte sem nos perdermos em suas loucuras diversas e suas sutilezas perversas. Por vezes, n os iludimos em pensá-lo demasiado conflitante sem retirar dele um descanso, um aprendizado. Isso é maneira de dizer que o nosso pensamento navega em mares raivosos mas que mesmo assim, somos navegantes novatos esperançosos pela calmaria. Precisamos disso para irmos do caos ao cais.


É preciso ter cautela antes de tudo! Para escapar do caos, muitas vezes no desespero nos escondemos em algures, talvez em guarda-chuva tolo, velho, repleto de poeiras, opiniões e constatações prontas que nos são dadas sem termos como reagir. E por vezes é necessário agir de imediato. Almejamos rasgar o caos. Transcender seus absurdos, aniquilar seus desafetos, amputar suas mediocridades mundanas para emergirmos feito larva de vulcão, quente, vívido, triunfante. Precisamos, então, mergulhar eminentemente nele, para logo depois estender sob ele um manto de seda, doce e suave o suficiente para podermos jorrar nosso corpo cansado enquanto nos deliciamos com uma brisa fresca e amena. Exatamente isso! Ora do que seria da calmaria se não conhecêssemos a confusão, a gritaria, a agoina que ecoa, por vezes em nós? O que seria do mergulhador profissional se este não ousasse mergulhar no mais profundo pico do oceano uma única vez na vida? O que seria dele, caso este não conhecesse o desespero de uma apneia? A agonia de sentir o ar esvair-se e não poder resgatá-lo? De ter seus instintos de sobrevivência sendo testados a todo o instante? O que seria da bonança sem a tempestade?


Deveríamos ter o prazer de olharmos o abismo de frente e sentir a enorme atração de conhecê-lo, isso tudo por amor. Amor pelo desconhecido, pela curiosidade, pela experiência. Isso tudo por nós. O amo a nós mesmos. É preciso equilíbrio, coragem e doçura para entender esse amor. É preciso delicadeza e rigidez para aceitar falhas esculpidas por nós diante a nossa vida, vergonhas, dores, erros, desilusões. É preciso força para nos perdoar. Desmistificar nossos erros, entender que não existe forma de apagar o que já ali perpetuado. Ressignificar nossas pequenas mortes e torná-las vivas novamente. A vida é uma eterna ressurreição do caos ao cais.


Laura Werneck.



 
 
 

Comentários


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

"Uma vida não questionada não merece ser vivida."  - Platão

bottom of page