O gozo da extrema direita.
- laurawerneckmoura

- 10 de out. de 2022
- 3 min de leitura
"Eu acho que finalmente entendi a extrema direita. Ela é pura e simplesmente o gozo narcísico despido de qualquer valor moral e ético. Quem não quer estar acima de tudo e de todos? Quem não quer gozar acima de tudo e de todos? Quem não quer gozar acima da lei? Aliás que lei? A lei para mim não existe."

A Extrema direita é o bebê que ao chorar a mãe entende que ele precisa de leite. “ Vou chorar porque ela vai me alimentar". "Minha vontade vai ser atendida a qualquer ato de raiva e tristeza que eu manifestar”. Existe minha vontade de gozo e potência e nada mais. É nesse caminho Édipico que a gente consegue entender. É a partir da autoanálise que conseguimos entender a direita, ora, quem não tem no seu fundinho um inconsciente-edipiano? Que atire a primeira pedra. Quem não goza com seu próprio senso de si quando a autoestima está alta? Quem não goza quando a sua vontade é a única coisa importante? "‘Eu faço o que eu quero." "Eu digo o que eu bem entender." "Eu quero, eu tenho." "Eu primeiro. Não gostou? Problema é seu." "Meu ‘pirão primeiro’ é a lei que vigora.
O fetiche do gozo narcísico todos nós temos. Mesmo você que tem baixa auto estima, você procura incessantemente ,às vezes, até sem saber porquê isso é natural do ser humano. Na extrema direita isso não é diferente aliás na extrema direita isso é potencializado ao cubo. O narcisismo da extrema direita é desprovido de qualquer ética e/ou empatia, moralidade etc as palavras que ‘verborragicamente’ ditas por cada boca direitista que eu ,infelizmente, me deparo por aí são fetiches que revelam a posição fora da lei e acima de todos.
Eu me pergunto: como elegemos esses tipos de pessoas? O que existe na presidência hoje é pura e simplesmente um maquinário de projeção. Fácil, a maioria se identifica e se projeta no narcisismo doente que ali foi implementado. O conluio da extrema direita diz o que a base de votos deles quer falar, eles são o que os eleitores deles desejam ser. O eleitor quer gozar também. Mesmo que eles saibam que o que eles recebem é apenas o gozo em cima e que simbolicamente e a curto prazo serão castrados. A lógica dos eleitores é esta: ao mesmo tempo que eu quero estar acima de todos eu quero alguém acima de mim e que alivie o meu inconsciente completamente desmembrado de qualquer cognição saudável e equilibrada. Eu quero ter alguém que alivie o peso de ser o que eu sou por dentro: preconceituoso, cheio de ódio, infeliz, impotente. É um fardo para este tipo de ser humano viver no seu próprio declínio. Eu imagino, deve ser horrível viver a beira do seu próprio abismo todos os dias.
A democracia é totalmente contrária a esse tipo de poder verticalizado e hierárquico, onde o pai, o rei, o soberano é instituído de todo o poder. Para Freud esse mito é nomeada de “Totem e Tabu’’ em um resumo : Enquanto o rei soberano reina tudo e todos e detém do gozo absoluto ,existe uma luta insaciável pelo seu trono, pelo seu direito de gozar, aliás todos querem gozar não é? A democracia destrói esse gozo, esse fetiche. A ideia básica da democracia é mudar o sistema. É matar esse rei soberano, é matar o “ pai”, é aniquilar o trono e compartilhar o poder entre todos. Aqui a pós modernidade assume uma postura maternal e consciente. É um formato simbólico que finaliza o gozo do fascismo, do autoritarismo, da demagogia.
No fundo somos seres que buscam incessantemente por um gozo. Aqui ou ali. Literal ou não literal. Somos bebês que precisam ser atendidos a qualquer necessidade que nos acometa. Uns mais que outros. Uns são conscientes e tentam reconstruir o "ser um bebê" e entender sua posição na sociedade coletiva e se tornam um adulto mais ou menos consciente. Outros tentam arrumar um álibi para apontar o dedo e chamar de ladrão, puta e maconheiro pois enquanto apontam o dedo, por trás das máscaras seus (des)valores morais e éticos são blindados por uma lógica cristã conservadora hipócrita e perversa. E quanto ao demagogo autoritário , pai e rei soberano, messias e entres outros adjetivos fetichizadas por eles, é ovacionado e até motivo de seus gozos "nirvanescos" na sua noite tranquila e entre quatro paredes pra ninguém ver. Rs.




Comentários